[Resenha] Dia D – Amanhecer de Heróis


Título Original: D – Day, Dawn Of Heroes 

Autor: Nigel Cawthorne 

Editora: M. Books 

Páginas: 248 

Ano Lançamento: 2012 

Ao amanhecer de 6 de junho de l944, milhares de soldados aliados - americanos, britânicos, canadenses, poloneses e franceses livres - desembarcaram nas praias da Normandia e investiram contra as defesas alemãs da Muralha do Atlântico. À meia-noite daquele dia, mais de 150.000 soldados já estavam seguros em terra. O longo avanço rumo a Berlim, para a derrota final do Terceiro Reich, havia começado. Joseph Stalin, o líder soviético durante a II Guerra Mundial, ao falar sobre o desembarque dos Aliados na Normandia em 6 de junho, disse que "a história da guerra não conhece um empreendimento comparável a este em amplitude de concepção, grandeza de escala e domínio de execução". De fato, os desembarques do Dia D fizeram parte da maior invasão marítima da história. 

Impressões: 

6 De Junho de 1944, um marco em meio ao caos da Segunda Guerra Mundial, essa data foi de suma importância para dar uma tremenda reviravolta no conflito mais brutal da história da humanidade. É com essa obra, o leitor vai embarcar em fatos, relatos e desbravar todos os acontecimentos até chegar o dia da grande invasão da Normandia. 

Nigel Cawthorne, resgata os mínimos detalhes do antes e depois do Dia D, apresentando de forma cronológica todo o empenho de diversos países para trazer uma missão de grande porte obtenha sucesso nas frentes de batalha com o inimigo. 

Editora M.Books mais uma vez dando um show em suas publicações, uma edição impecável! Ricamente ilustrada, deixando sempre um leitura mais fluída e dinâmica, além de possuir bons espaçamentos e fonte adequada para os leitores apreciarem em qualquer horário do dia ou da noite. 

O desembarque das tropas na praia da Normandia, já foi referência para filmes, seriados e até mesmo desenhos animados. Tamanho foi o sucesso dessa empreitada para acabar de vez com o Nazismo. 

Nigel Cawthorne possui uma escrita bem fluida, intensa e viciante, prendendo o leitor logo nas primeiras páginas. O autor buscou inúmeros fatos que antecederam toda empreitada, mostrando o planejando dos aliados para o sucesso da invasão. 

Essa obra é indicada para os leitores que procuram um bom livro histórico, mais especificamente relacionado com a Segunda Guerra Mundial, para entendermos tudo que ocorreu até o sucesso e vitória dos aliados com o regime nazista.


Comentários