[Resenha] Titanic - Editora M. Books


Título Original: Titanic 

Autor: Rupert Matthews 

Editora: M.Books 

Páginas: 208 

Ano Lançamento: 2014 

O livro que reúne relatos de testemunhas e provas examinadas nos inquéritos, além das mais recentes descobertas sobre o naufrágio do Titanic, proporciona uma visão completa dos acontecimentos da noite fatídica de 1912. 

O naufrágio do Titanic em sua viagem inaugural em 1912 foi uma das piores tragédias da história naval. O maior navio de passageiros do mundo, com equipamentos de segurança mais modernos do que seus rivais, era considerado insubmergível.Mais de 1.500 pessoas morreram no naufrágio do Titanic, muitas afogadas, mas a maioria de hipotermia numa das noites mais belas e frias do mês de abril, como ninguém se lembrava ter visto no Atlântico Norte. 

Como e por que o Titanic afundou naquela bela noite de abril é o tema deste livro fascinante. O autor Rupert Matthews examina os fatos por trás das histórias de heroísmo e covardia relatadas pelos sobreviventes, e pesquisa as inúmeras teorias a respeito da perda trágica do grande navio. 

Impressões: 

O majestoso Titanic já faz parte da cultura mundial, sendo um navio de extremo e refinado luxo, até chegar ao seu fim trágico. São inúmeros estudos, pesquisas e até mesmo teoria da conspiração que permeiam todo o fascinante transatlântico. 

Em sua obra, Rupert Matthews, traça uma ordem cronológica através do tempo, tendo início pela companhia marítima que criou os primeiros navios, até chegar ao Titanic. 

Um leitura rica do qual o leitor ai conhecer tudo relacionado ao ambiente marítimo, além de toda evolução dos navios daquela época. 

O autor procurou de forma bem didática apresentar todos os termos navais, utilizando palavras de fácil entendimento para leigos no assunto, sempre seguindo sua escrita no estilo jornalístico, apresentando os fatos, curiosidades e todos os envolvidos na época. 

É inquestionável toda capacidade do ser humano em construir um gigante dos mares, possuindo milhares de toneladas, centenas de metros e sendo capaz de viajar pelos mares ao redor do Mundo. 

Editora M. Books mais uma vez traz um trabalho gráfico impecável, qualidade ímpar. Uma obra com inúmeras imagens raras e ilustrações da época. Deixando assim, uma leitura ainda mais rica e envolvente para o leitor. 

Um dos pontos fortes da obra, foi apresentar os responsáveis pela construção do navio em mostrar uma confiança 100% de que ele nunca afundaria, isso fazia parte da propagando para atrair potenciais investidores e clientes para viagem inaugural. 

É estarrecedor ler os relatos dos sobreviventes e constar que toda uma cadeia de acontecimentos foi causado por negligencia dos superiores, até mesmo no desembarque do navio prestes a naufragar. 

São relatos angustiantes, pessoas lutando para sobreviver para não morrerem afogados e muito menos com o frio daquela região. 

Uma leitura que dispensa comentários, Rupert Matthews entrega para os leitores um livro rico em detalhes para deixar registrado todos os acontecimentos do transatlântico mais famoso do mundo.


Comentários