[Resenha] Máfia Files


Título: Máfia Files 

Subtítulo: Todos os homens da máfia. Histórias e segredos revelados 

Autor: Al Cimino 

Editora: M.Books 

Páginas: 126 

Ano Lançamento: 2016 

Sinopse: 

Biografia e relatos das mais importantes personagens do submundo ítalo-americano, que comandaram a Mafia, através dos tempos, entre eles: Ignazio Lupo, chamado de O Lobo, retratado no filme O Poderoso Chefão II, do diretor Francis Ford Coppola, rival de Vito Corleone, interpretado por Robert de Niro. Anthony Spilotro, representado por Joe Pesci, no filme Cassino, de Martin Scorsese, com Robert de Niro. Donnie Brasco, retratado no filme do mesmo nome por Al Pacino, com Johnny Depp. Carlo Gambino, protetor e amigo de Frank Sinatra. Tommaso Buscetta, que delatou toda a organização criminosa. Al Capone, o maior e mais famoso de todos os mafiosos, atuou em Chicago na época da Lei Seca, tendo sido provavelmente o mentor do massacre do dia de São Valentim. Este livro mostra como os tentáculos da Máfia mergulharam em uma série de negócios, inclusive na política, nos últimos 100 anos. Inclui fotos das personagens, das vítimas e dos defensores da lei, além de relatos dos crimes mais importantes. 


Impressões: 

Al Cimino abre os arquivos da máfia, levando para o público leitor conhecer mais de perto, grandes nomes que fizeram parte de inúmeras famílias ligadas à máfia, um dos mais conhecidos foi Al Capone, entrando para o imaginário de lendas e grandes feitos criminosos na década de 30, durante o período da lei seca nos Estados Unidos. 

Possuindo uma ordem cronológica, o autor apresenta diversos “chefões” do crime organizado, seus delitos e julgamentos que posteriormente foram acusados. A obra possui um tipo de ficha criminal levando para o leitor conhecer a fundo todo o “submundo” do crime organizado. 

Um leitura fluída, com capítulos curtos, porém informativos e com detalhes minuciosos de cada personalidade da máfia. Destaque importante para inúmeras fotos, tornando-se uma leitura ainda mais rica e detalhista. 

O autor se preocupou em contar um pouco do surgimento de várias organizações criminosas, sendo o foco principal nos Estados Unidos, saindo da terra natal na Itália e ganhando espaço inclusive em vários setores privado e até mesmo na política. 

Muito dos criminosos, serviram de inspiração para inúmeros filmes, um dos mais famosos foi a trilogia do O Poderoso Chefão, sendo sucesso de crítica e de bilheteria. O longa foi inspirando em alguns nomes da máfia siciliana. 

O livro tem indicação para um público que visa conhecer ainda mais os fatos e acontecimentos que envolve toda alta cúpula da máfia mundial, uma leitura rica em detalhes do submundo do crime. Leitura indispensável para aqueles que são fãs da trilogia do O Poderoso Chefão.


Comentários