[Resenha] A História da Máfia


Título Original: A Complete History of The Mafia 

Autor: Jo Durden Smith 

Editora: M. Books 

Páginas: 208 

Ano Lançamento: 2014  

O livro apresenta, da forma mais empolgante, os criminosos e personalidades mais influentes da quadrilha. Os crimes, planos, locais de encontro e a sua cultura e linguagem inigualáveis. 'A História da Máfia' apresenta os personagens obscuros por trás do mito da Máfia e rastreia a história da organização desde a sua origem no século XIX como sociedade revolucionária camponesa dedicada até a derrubada do poder francês, contando também os tempos modernos, com a conquista de partes do governo italiano e ocupando lugar de destaque em diversos acontecimentos da história dos Estados Unidos.

Também traz uma história minuciosa do papel da Máfia na Itália e nos Estados Unidos. Para quem deseja conhecer a verdade sobre o crime organizado e entender as forças violentas que o configuraram no último século, este livro é um guia indispensável. A narrativa cativante mapeia o crescimento dessa pequena sociedade secreta insular até se tornar um gigantesco 'polvo do crime', com tentáculos que atingiam todos os níveis da sociedade ocidental - além do submundo criminoso, os escalões mais altos da política. 

Impressões: 

Saindo das telas de cinema, partindo para vida real. Jo Durden Smith reconstrói de forma cronológica toda história e evolução da máfia, saindo da Itália e ganhando forças pelo Mundo, mais especificamente nos Estados Unidos. 

Jo Durden fez uma pesquisa exaustiva para levar aos leitores, detalhes de inúmeros acontecimentos que levaram uma pequena sociedade tornando-se uma potência do crime organizado mundial. 

Uma leitura fluída, o autor utiliza-se da escrita jornalística, apresentando fatos e mencionando grandes mafiosos que entraram para história, além de contar com inúmeras fotos no decorrer do livro, deixando assim uma leitura mais intuitiva e dinâmica. 

A máfia como um todo, possui inúmeros “tentáculos” chegando até mesmo nos poderes políticos, envolvendo o submundo do crime organizado. Parece coisa de filme, não é mesmo? Porém é vida real! 

Esse livro é indicado para leitores que possuem uma certa curiosidade de conhecer a Máfia como um todo, mostrando sua evolução através dos anos e chegando nos dias atuais, mesmo com o combate intenso das autoridades. 

Edição publicado pela Editora M. Books está impecável, possuindo uma boa diagramação com letras médias e bons espaçamentos. Sem contar que o livro é recheado de fotos e ilustrações. Uma ótima pedida para leitura em um final de semana.


Comentários