[Resenha] História Bizarra da Literatura Brasileira



Autor: Marcel Verrumo
Editora: Planeta
Páginas: 328


Sinopse: Os mistérios, as tragédias e os fatos emocionantes e bizarros envolvendo nossos livros clássicos e seus autores.A partir de um olhar curioso e engraçado, História bizarra da literatura brasileira é um mergulho nos mistérios, nas tragédias, nos fatos emocionantes, divertidos e, claro, nas bizarrices envolvendo nossos livros clássicos e seus autores.

A partir de uma vasta pesquisa, o autor mostra todos os grandes nomes da nossa literatura, porém com um olhar que os tira do pedestal de “pensadores intocáveis” e apresenta o seu lado mais humano, comum e, claro, bizarro.
O leitor vai descobrir o que aconteceu com a carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para livrar um ladrão do exílio e desaparecida por séculos. Vai se assustar com o famoso escritor romântico que previu que iria morrer e se emocionar com a trajetória da esposa de Guimarães Rosa, uma heroína que salvou a vida de centenas de judeus durante a 2ª Guerra Mundial.
Prepara-se, pois os personagens da capa deste livro são apenas algumas das muitas bizarrices escondidas por trás das linhas de nossa literatura.



História Bizarra da Literatura Brasileira, traz histórias sobre autores nacionais e escrituras que marcaram nossa literatura, desde os tempos de Brasil Colônia, até hoje.

As histórias são um tanto quanto bizarras, inesperadas, engraçadas e inspiradoras. Mostrando um lado mais humano desses escritores... e olha, nem sempre são histórias bonitinhas.

Eu fui positivamente surpreendida por essa leitura, que foi uma indicação do @rafaelbotter. Eu não tinha muitas expectativas para a leitura, mas acabei o livro completamente apaixonada.

Me choquei muito com histórias de autores que defenderam a escravidão, que lutaram para salvar judeus na Alemanha, autores que sofreram com a ditadura, que mataram por vingança, morreram de jeitos trágicos ou que eram completos idiotas. Dentre muitas outras histórias surpreendentes, como ter um selo "Romances para Homens", para indicar que mulheres não podiam ler aquele livro, que é o que chamamos de "livro hot" hoje.


Foi muito legal conhecer escritores brasileiros por um olhar diferente. O livro arranca boas risadas e olhos arregalados de surpresa.

No final de cada capitulo, Marcel Verrumo indica livros desses autores, o que é muito legal, salvei o nome de muitos.


Recomendo muito a todos que admiram Monteiro Lobato, Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Paulo Coelho, Cecília Meireles, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves e muitos outros autores que marcaram o seu nome em nossa literatura.

Tenho certeza que vocês vão se surpreender com essas histórias.

Comentários

Postar um comentário