[Resenha] BTK Profile: Máscara da Maldade



Título Original: Bind, Torture, Kill: The Inside Story of The Serial Killer Next Door 

Autores: Roy Wenzl, Tm Potter, Hurst Laviana e Laura L. Kelly 

Editora: DarkSide Books 

Páginas: 416 

Ano Lançamento: 2019 

Sinopse: 

Ao longo de três décadas, um monstro aterrorizou os moradores de Wichita, Kansas. Um assassino em série que amarrava, torturava e matava mulheres, homens e crianças, iludiu a polícia por anos a fio enquanto se vangloriava de suas terríveis façanhas para a mídia. A nação ficou chocada quando os crimes de BTK - a sigla para os termos em inglês bind, torture, kill, que eram sua assinatura criminosa - foram enfim associados a Dennis Rader, um vizinho amigável, marido devoto e respeitado presidente da congregação de uma igreja local.

O jornal Wichita Eagle fez a cobertura do assassino em série desde seu primeiro ataque, em janeiro de 1974. Desde então, o jornal, a polícia e o assassino desenvolveram um intricado relacionamento. Foi por meio do Eagle que BTK enviou sua primeira mensagem, em 1974. Foi para o Eagle que, alguns anos depois, o desesperado chefe de polícia de Wichita pediu ajuda para criar uma armadilha para o assassino. Foi em uma carta para o Eagle que BTK anunciou seu reaparecimento, em 2004. E foi por meio dos classificados do jornal que o chefe da investigação levou BTK a cometer um erro que resultou em sua captura, em 2005. 
Impressões: 

DarkSide Books mais uma vez surpreende seus leitores com sua nova obra da linha editorial “Crime Scene”, dessa vez uma biografia perturbadora de Dennis Lynn Rader, mais conhecido pela alcunha de “BTK”. 

Os autores abriram os arquivos para traçar todo o psicológico do assassino e suas vítimas. Vale lembrar que esse livro é indicado apenas para maiores de 18 anos, o seu conteúdo pode ser prejudicial para pessoas sensíveis. 

Dennis Rader era um sujeito comum, casado, possuindo um bom emprego e tendo filhos, além de ser um cidadão dedicado em ajudar os moradores da sua comunidade. Porém! Quando ele encarnava o “BTK”, deixava qualquer vilão dos cinemas no chinelo, tamanho era a crueldade para com suas vítimas. 

A obra possui uma leitura densa, no estilo investigação jornalística, trazendo depoimentos trechos de matérias em jornais e revistas, deixando o leitor ainda mais próximo do caso. 

Dennis possuía uma tara por seguir suas vítimas antes do ataque final. Tornando-se uma espécie de agente secreto, espionando todos os movimentos e rotinas das potenciais presas. 

Outro aspecto dos autores, foi em retratar de forma minuciosa o trabalho da polícia e investigadores para tentar traçar os próximos passos do assassino, uma verdade caça ao rato que durou várias décadas, mais precisamente, quarenta anos! 

BTK zombava da polícia e dos jornais, tirando sarro da incompetência das autoridades por não conseguirem nem chegar perto do assassino para prendê-lo. 

Editora DarkSide Books mais uma vez traz um capricho impar em suas obras, trazendo uma edição de capa dura, bons espaçamentos e fonte adequadas para uma leitura em qualquer horário do dia, ou da noite. Nota 10 pelo projeto gráfico como um todo. 

O livro traz um ponto para reflexão, mostrando toda perversidade do ser humano com o seu semelhante.



Comentários