[Resenha] Azul Instantâneo


Autor: Pedro Vale
Páginas: 76
Ano: 2018
Publicação Independente

Sinopse: “Azul Instantâneo” é o primeiro livro de Pedro Vale. Com 38 anos de idade, há 15 que se mudou para a Madeira, mas sempre que possível regressa a Moreira de Cónegos, de onde é natural.

Pedro Vale é professor do 1º ciclo, tendo frequentado recentemente o curso de Ciências da Cultura, na Universidade da Madeira. A leitura sempre esteve presente na sua vida, mas “a escrita surgiu de uma forma espontânea, através do “Facebook”. Era nesta rede social que Pedro Vale escrevia diretamente, sem passar para o papel, os textos que produzia. Então, entre março de 2016 e setembro deste ano, decidiu recolher tudo aquilo que escreveu e depois, em três meses, esteve “a trabalhá-los até dar origem ao livro”. O autor garante que “não há um fio condutor, não há um tema”, contudo, “há um sentimento, uma espécie de mensagem que é também preciso ler e reler algumas vezes para entrar no universo do livro”. “Acaba por ser um apelo às sensações das pessoas”. Segundo Pedro Vale, o livro “é também um bocadinho autobiográfico”.


Azul Instantâneo é uma coletânea de textos, poemas e poesias, escritos pelo autor Pedro Vale, que vão deixar o leitor curioso e intrigado.

São textos muitas vezes interpretativos, alguns até bem confusos para quem, como eu, não está acostumada com esse tipo de leitura, mas ao mesmo tempo é curioso e até legal tentar interpretar a mente do autor (ainda que eu não obtive sucesso com todos hahaha).

Uma leitura diferente, que para quem gosta desse tipo de proposta, vai viajar muito. Para quem não gosta ou nunca leu, digo que vale a pena tentar algo diferente.

As ilustrações e a diagramação em si também são bem curiosas e condiz bastante com a leitura, tem alguns jogos de letras e palavras, que deixam o livro mais dinâmico, o que facilita a leitura em alguns pontos, e deixa mais confuso em outros.

Apesar de não estar acostumada e não ter entendido alguns dos textos, eu gostei muito da experiência, e até gostaria de ler mais coisas do autor.

Um livro curtinho, que da para ler em um dia. Excelente para quem está querendo sair da zona de conforto.
Vocês curtem esse tipo de leitura? Sairiam da zona de conforto para ler um novo gênero?


Comentários

  1. Eu amor ler poesia, e textos reflexivos então amei a dica de Leitura que você trouxe, a resenha ficou muito boa e me despertou interesse em ler o livro 💜💜💜

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com esse livro no kindle desde o começo do ano e ainda não li. Estou até com vergonha do autor que me fez a gentileza de enviar. Irei encaixa-lo agora em novembro, pois a leitura é muito rápida pelo que vejo. Sua escrita deve ser fenomenal e como disse, a experiência deve ser maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Oiii! Resenha super gostosa, assim como me foi também uma leitura muito atraente, pois amo poesias! Li esse livro no início do ano, foi uma das primeiras resenhas que tive o prazer de divulgar em 2019! Parabéns,pela Resenha e pela parceria com Pedro Vale, que parece ser uma pessoa super gentil e talentosa!

    ResponderExcluir
  4. Olá, já me chamou muito atenção pelo título do livro: "Azul Instantâneo". Gostei bastante de poder conferir mais informações sobre o autor aqui. E achei muito interessante o fato da proposta de escrita ao autor, ter começado através do Facebook. Muito curioso isso. Fiquei curiosa para ler essa coletânea de textos e conhecer o trabalho do autor na íntegra.

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Não conhecia o livro mas achei a proposta bem interessante. Realmente alguns títulos são mais difíceis de ler, isso exige repetir a leitura 2, 3 vezes até conseguir compreender o que autor quis transmitir em cada poesia. É um exercício mas vale a pena! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Eu amo poesias, esse livro parece ótimo, diferente de todos os livros de poesias que já li, bjs. Adoro livros com ilustrações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário