[Resenha] O Caldeirão Azul



Título: O Caldeirão Azul

Subtítulo: O Universo, O Home e Seu Espírito

Autor: Marcelo Gleiser

Editora: Record

Páginas: 223

Ano Lançamento: 2019

Novo livro do autor do best-seller A simples beleza do inesperado, vencedor do Jabuti. O caldeirão é onde se misturam ingredientes visando sua transmutação. É o laboratório onde buscamos alguma forma de transcendência, o portal que nos transporta a uma nova realidade. Em O caldeirão azul, Marcelo Gleiser reúne ensaios provenientes de sua reflexão sobre as questões que considera mais relevantes para o momento atual: nossa relação com o planeta e suas criaturas, com os membros da sociedade em que vivemos, e com a tecnologia, que está transformando quem somos e como nos relacionamos. O tema que conecta todos os textos é a visão da ciência como produto da nossa capacidade de nos maravilhar com o mundo toda vez que nos engajamos com o mistério da criação. Na sua essência, encontramos o mesmo ímpeto que move o espírito religioso: como lidar com nossas questões existenciais mais profundas, nossa origem, nossa vida, nossa morte. Nesta obra, Gleiser nos lembra que a ciência, aliada à nossa busca por respostas e nosso fascínio pelo mistério que nos cerca, pode ser usada tanto como ponte para um mundo melhor, como para construir a pior distopia imaginável. E nos convida a refletir – e decidir – sobre o futuro que queremos para nós, respeitando as diferenças de cada um e estando abertos para aprender com os que pensam de outras formas.
Impressões:

Marcelo Gleiser é um renomado físico e cosmólogo, respeitado cientista aqui no Brasil e principalmente, no exterior. Agora, em 2019 foi agraciado com o Prêmio Templeton, sendo considerado o “Nobel da Espiritualidade”. Gleiser é o primeiro latino-americano em receber tal honraria. 

Vamos falar do seu último livro? O Caldeirão Azul é o mais novo livro, sucesso de crítica e vendas nas livrarias e lojas online.

A obra é dividida em três partes, o autor busca levar de uma maneira flexível diversas questões sociais, cientificas e filosóficas, além de compartilhar seus pontos de vistas à respeito da espiritualidade. 

Um dos pontos positivos de todas as obras já lançados por Marcelo Gleiser é essa “ponte” feita entre filosofia, ciência e espiritualidade. 

O leitor pode ficar tranquilo, o livro possui uma leitura dinâmica e fluída, nada de tão assombroso no quesito de fórmulas matemáticas e cientificas. 

Cada ensaio traz importantes reflexões do presente e do futuro, além da relevância e cuidados do nosso querido Planeta Terra para futuras gerações, afinal, só temos esse lugar para morar... por enquanto!

A obra possui 224 páginas, podendo ser apreciado em um final de semana. 

Um livro grandioso, retrata nossas vidas aqui na Terra, além de uma visão amplo de todo o nosso Universo.


Comentários

  1. Que livro mais interessante e intrigante! Gostei muito de conhecer mais a respeito do enredo dele aqui! Um portal que nos transporta a uma nova realidade, deve trazer uma trama única e ampla de mistérios do universo para a obra. Fiquei com vontade de embarcar nessa aventura. Parece mesmo ser um livro muito bom para se ler.

    ResponderExcluir
  2. Tinha ouvido falar nesse livro, espiritualidade é um tema que eu gosto muito. Estou com muita vontade de ler, e fico muito feliz de saber que é uma leitura muito fluida e fácil!
    Abraço,
    Liv Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Acho muito interessante quando vejo livros que ganharam prêmios. Isso me deixa muito curiosa para os motivos que levaram as pessoas a gostarem tanto do autor, da história ou de ambos. Esse ainda não tinha visto mas gostei da proposta dele de fazer essa ponte sobre os três temas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem.?

    Não conhecia esse livro e nem o autor
    Mas fuquei muito curioso

    ResponderExcluir

Postar um comentário