quinta-feira, 18 de julho de 2019

[Resenha] Três Ratos Cegos


Autora: Agatha Christie
Páginas: 272
Editora: Globo Livros
Disponível para o Kindle Unlimited


Sinopse: Nos nove contos reunidos neste livro, Agatha Christie dá as pistas de por que ela fascina gerações de leitores ao redor de todo o mundo. Publicado pela primeira vez em 1950, o livro é uma preciosa amostra do estilo da autora, com sua precisa caracterização das personagens, indícios sendo displicentemente deixados para que o leitor se confunda e a presença marcante de seus mais queridos protagonistas: o excêntrico detetive belga Hercule Poirot e a simpática velhota miss Jane Marple.

O conjunto das histórias pode ser lido como uma espécie de mostruário das diversas facetas com as quais Agatha consegue trabalhar. Se em “Uma estranha charada” a resolução do enigma pode levar a uma misteriosa fortuna, em “Os detetives amorosos” vemos um caso de paixão arrebatadora.



Três Ratos Cegos é uma coletânea de 9 contos da Aghata Christie, que traz vários contos sobre crimes. Sendo "Três Ratos Cegos" a principal e melhor história deste livro.

Não é segredo pra ninguém que eu amo o gênero policial. É com certeza um dos gêneros que mais leio, mas eu ainda não tinha conhecido a escrita da Rainha do Crime e não foi por falta de vontade, pois eu conheço há muito tempo a fama da autora e morria de vontade de ler qualquer livro dela.

Fuçando no Kindle Unlimited, achei o livro Três Ratos Cegos, li a sinopse e resolvi escolher ele para ser minha primeira experiência com a autora, por ser contos que é algo que amo muito ler. Porém fiquei um pouco frustrada.


O conto "Três Ratos Cegos" é incrível, uma história que instiga e me deixou vidrada do início ao fim, querendo desvendar o mistério. Me fez ficar criando várias teorias na cabeça pra tentar descobrir quem era o assassino, suas motivações e tudo mais, e ainda nem cheguei perto da resolução hahaha. Um conto incrível que me fez entender o motivo de muitos amantes do gênero venerar a Aghata.

Mas ficou por aí. Por o primeiro conto ser incrível, fiquei com muitas expectativas para os próximos e poucos foram os que me prenderam de verdade.

A escrita da autora é sensacional, a resolução dos crimes de todos os contos são fantásticos, porém as histórias em si são bem fracas, corridas e em alguns casos, entediante, com exceção de 3 ou 4 contos.


Foi uma primeira experiência ruim? De forma alguma. Apesar de tudo, Aghata tem uma característica de escrita incomparável e admirável. Ainda que algumas das histórias não tenham me agradado, o desfecho do crime me surpreendeu em todos.








Recomendo para quem gosta do gênero, para quem gosta da autora e ainda não leu esse livro. e para quem deseja conhecer a escrita da Aghata. Lembrando que cada experiência é única, então, ainda que eu não tenha gostado do todo, você pode gostar.

Me conta: Você já leu algum livro da autora?


6 comentários:

  1. Oie Nayara.
    Menina te contar que nunca li Três Ratos Cegos e eu aqui me tosca achando que já tinha lido tudo da Agatha, só que não né?!!
    Vou aproveitar que ele tem no Kindle e ler... Já que o conto em si faz a gente entender porque amar Agatha, preciso ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Eu não sou uma leitora assídua do gênero policial, mas leio um livro ou outro. No entanto, nunca li nada da Agatha, mas morro de vontade de ler Assassinato no expresso do Oriente. É uma pena que você não tenha gostado de todo os contos, mas é uma experiência que fica e é bom sempre dar uma segunda chance para a autora, porque as vezes é só um livro que você não gosta, o próximo pode se tornar seu livro preferido da vida.

    https://www.manuscritoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também gosto muito do gênero policial e conheço algumas das histórias da Agatha Christie, muitas delas me fascinam, mas existem umas que nem parecem escritas pela autora, de tão chatas que são.rsrs Recomendo muito que você leia Assassinato no Expresso do Oriente, O Misterioso Caso de Styles e Os Crimes ABC. São histórias incríveis e todas protagonizadas pelo meu querido Hercule Poirot.

    Eu tenho essa coletânea dos Três Ratos Cegos numa edição antiga, de capa vermelha, mas ainda não li. Quando foi que você leu no Kindle Unlimited? Eu procurei e não achei, não está mais lá.

    O problema de livros de contos é exatamente esse: é praticamente impossível que todos os contos nos agradem. Mas fico feliz que o conto Três Ratos Cegos tenha te encantado!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Ah, adoro quando vejo indicações/resenhas de livros da Agatha Christie. Leio os livros da autora desde que tinha uns 13/14 anos e amo sua escrita. Na semana passada inclusive conheci a série E não sobrou nenhum que é adaptação de um livro da autora vale muito a pena também. Esses contos ainda não li mas espero ler em breve. Nem sempre o primeiro livro nos agrada mas é bom dar uma segunda chance. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem Nayara?

    Eu curto muito os livros e a escrita da Agatha Christie e por isso fico feliz quando vejo/leio resenhas da autora em blogs ou igs literários. Adorei a publicação e resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, o título chamou minha atenção, bom saber que tem no Kindle Unlimited. Pena que nem todos os contos agradaram, mas torço para que outros títulos da autora sejam melhores leituras para você.

    ResponderExcluir