[Resenha] Missão Apollo: A Incrível História Da Corrida À Lua


Título Original: The Apollo Missions 

Autor: David Baker 

Editora: M.Books 

Páginas: 192 

Ano Lançamento: 2019 

Sinopse: 

Comemorar o 50º aniversário do primeiro pouso na Lua, este livro celebra o esforço e a tenacidade envolvidos no programa espacial americano. 

A “corrida espacial” entre os Estados Unidos e a União Soviética começou no momento em que o presidente John F. Kennedy fez sua ousada declaração histórica de 25 de maio de 1961: “Acredito que este país deveria dedicar-se a atingir, antes do fim da década, o objetivo de levar um homem à Lua e trazê-lo de volta à Terra são e salvo”.

Houve oito missões antes do pouso bem-sucedido da Apollo 11, inclusive a primeira, que foi um desastre na plataforma de lançamento e resultou na perda de três astronautas.

O programa continuou com missões não tripuladas por algum tempo, até começarem os ensaios gerais do pouso real. 

Este livro relata com detalhes as missões Apollo de 1 a 11. Repleto de fotografias da espaçonave e dos astronautas, além de imagens da Terra e da Lua, diagramas técnicos de foguetes, módulos de comando, módulos lunares e do traje espacial da Apollo 11 e planos de voo e de operações da NASA. Também há quadros especiais sobre eventos e pessoas importantes e tabelas de fatos e números que detalham nome e idade dos astronautas, data e duração dos voos, o que Armstrong comeu em trânsito e onde ver a espaçonave Apollo hoje.

Missão Apollo revive a experiência e todo o drama que se desenrolou desde a origem do programa espacial Apollo e as primeiras tentativas de pôr um astronauta americano no espaço até o sucesso do pouso da Apollo 11 na Lua e a comemoração de sua queda no Oceano Pacífico. 

Impressões: 

Missão Apollo - A incrível História Da Corrida À Lua, um livro que resgata de forma minuciosa toda corrida espacial para levar o homem ao espaço, quebrando inúmeras barreiras e cumprido uma promessa do até então Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy fez ima ousada declaração histórica no dia 25 de Maio de 1961: Acredito que este país deveria dedicar-se a atingir, antes do fim da década, o objetivo de levar um homem à Lua e traze-lo de volta à Terra sãos e salvos. 

David Baker traz um livro rico em conteúdo, mostrando toda garra e persistência de centenas de profissionais para conseguir levar o homem ao desconhecido, assumindo inúmeros riscos. Vale lembrar que o autor foi ex engenheiro de programação de sistemas espaciais da NASA, ou seja, ele entende muito, mas muito do assunto. 

O leitor vai embarcar em uma jornada fascinante, em cada página, é narrado toda evolução do Programa Apollo, os erros e acertos, para finalmente chegar na Apollo 11. 

Menção honrosa para Editora M. Books, um trabalho gráfico impecável, com inúmeras imagens, infográficos e curiosidades sobre o Projeto Apollo, uma obra que merece ser lida degustada de forma lenta, para extrair o máximo de informação. 

Outro ponto em destaque, foi o autor ter explorado a tragédia da Apollo 1, mostrando os inúmeros erros e deslize da NASA, ceifando a vida de três astronautas e colocando um hiato em todo o projeto, atrasando por meses até que toda investigação fosse concluída. 

O livro possui uma "pegada" jornalística, porém! Fiquem tranquilos, uma leitura fluída logo nas primeiras páginas. Seguindo uma linha cronológica desde os esboços do que tornaria definitivamente o Projeto Apollo. 

Vale a pena? Com toda certeza! Uma verdadeira viagem através do tempo para conhecer todos os percalços para chegar à Lua. 

E mais uma vez, obrigado por essa excelente publicação, Editora M.Books.


Comentários