[Resenha] Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman!


Título: Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! 

Subtítulo: As Excêntricas Aventuras de Um Físico 

Título Original: Surely You’re Joking, Mr. Feynman! 

Autor: Richard P. Feynman 

Páginas: 400 

Editora: Intrínseca 

Ano Lançamento: 2019 

Excêntrico e espirituoso, o ganhador do prêmio Nobel Richard Feynman conta os casos mais engraçados e extraordinários de sua vida. Sua personalidade fora dos padrões aliada a sua capacidade de aprender habilidades variadas – que vão de música e pintura até engenharia e biologia – o fez entender e explicar o mundo de forma inusitada aos seus leitores.

Entre as muitas histórias curiosas reunidas nesta edição com introdução assinada por Bill Gates, destacam-se os episódios em que ele conheceu Einstein, arrombou cofres do programa nuclear, deu aulas e desfrutou do Carnaval no Brasil. Narrador inteligente e bem-humorado, Feynman mostra por que é um dos intelectuais mais adorados de sua geração e até hoje fascina todos dentro e fora da área acadêmica. 


Impressões: 

Narrado em primeira pessoa, o leitor vai conhecer um pouco mais do extraordinário físico do qual contribuiu imensamente para ciência e física teórica. Estamos falando do grandioso, Richard P. Feynman. 

Bem humorado, brincalhão e excêntrico, são uma das qualidades de Feynman, no decorrer de sua vida acadêmica, vemos um profissional apaixonado pelo que faz, correndo atrás dos seus sonhos e objetivos de vida. 

Editora Intrínseca fez um maravilhoso trabalho gráfico, uma edição de capa dura, com acabamento bem intuitivo. O texto possui uma fonte adequada, com bons espaçamentos, trazendo um conforto para os leitores. 

Feynman narra suas mais importantes contribuições no ramo da física, trazendo uma linha do tempo para o leitor. Um dos momentos mais intensos de sua vida foi com suas contribuições na 2° Guerra Mundial e fazer parte dos que estavam no projeto da Bomba Atômica. 

Uma leitura fluída logo nas primeiras páginas, o autor possui uma escrita bem dinâmica, e claro, bem humorada. O leitor vai fazer uma viagem no tempo e presenciar os avanços científicos do Século XX. 

Vale a pena? Com toda certeza! Uma biografia de um físico que fez história e uma revolução na física. Ah! E um excelente tocador de tambor.


Comentários